29 outubro 2008

ENVOLVER-SE

Automaticamente, todos os dias, o ser humano deixa de perceber determinadas coisas ao seu redor: perceber significa, de alguma forma, envolver-se.

Naturalmente entende “já ter problemas demais”, desta forma evita perceber uma série de coisas para não ter que se envolver com novas situações que poderiam trazer alguns “probleminhas” a mais...

A miopia cotidiana, ou “vista grossa”, muitas vezes ocorre automaticamente, tem-se a pretensão de pensar que dessa forma estará a salvo de qualquer cobrança de atitude, ou de qualquer envolvimento futuro..., não sabia..., não vi..., não percebi o que acontecia..., desculpe..., esqueci...

O fato é que essa “miopia” muitas vezes, leva a viver em um mundo que não existe, um mundo simplificado que, tantas vezes, acaba por agravar os “probleminhas”, e não evita-los ou soluciona-los.

Na realidade, é medo do perigo que possa causar, a si mesmo, por participar e fazer interações que “podem” implicar em responsabilidade perante o Outro, ou na necessidade de uma tomada de atitude frente à constatação de um fato. É mais fácil não perceber, não ver, deixar pra lá.

Os novos tempos, que se avizinha, não têm espaço para a falta de compromisso, para o descaso, ou mesmo, para a miopia cotidiana.

Olhos e ouvidos, internos, intuitivos e perceptivos, deverão estar abertos e despertos para participar, de forma discreta, mas não dissimulada, das ocorrências do dia-a-dia. Fazer de conta, não se comprometer com seus desejos e ter iniciativa consciente e responsavel, não é mais desculpa para a não atitude. Muitas vezes não entendendo muito bem do que se trata, mas estando aberto às oportunidades de exercitar o amor, a compaixão, a compreensão, a tolerância e o perdão - a si mesmo, na maioria das vezes.

Envolver-se, observar, participar, de forma discreta, sem transgredir o respeito e a individualidade ou o limite da escolha, é ser “humano”, com inteligência emocional para entender que somos seres gregários exatamente por necessitarmos uns dos outros para estarmos crescendo a caminho da luz, do autoconhecimento. Desenvolvendo nosso potencial de apenas desejar.

Nenhum comentário: